domingo, 8 de dezembro de 2013

A GRATIDÃO QUE DEVEMOS A DEUS PELA REDENÇÃO

Um Compêndio da
Religião Cristã – parte 3


Um Compêndio da Religião Cristã
Traduzido da versão de 1767 em inglês
A Compendium of the Christian Religion
Hermanus Faukelius © Domínio Público


Tradução e Produção:



A Gratidão que Devemos a Deus pela Redenção

P64. Uma vez que somos salvos apenas pela graça através de Cristo, então porque ainda devemos praticar boas obras?

R64. Não devemos praticar para merecer o céu por meio delas o que Cristo já fez, mas porque esse é um mandamento de Deus.

P65. Então para qual propósito as suas boas obras servem?

R65. Para que por meio delas eu possa testificar da minha gratidão a Deus por todos os Seus benefícios; que Ele possa ser glorificado através de mim; que eu possa estar seguro da sinceridade da minha fé pelas boas obras como o fruto da fé; e que meu próximo possa ser edificado por meio delas e ganho por Cristo.

P66. Aqueles que não praticam boas obras também serão salvos?

R66. Não, pois a Escritura diz que nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus (v. 1 Co 6:9, 10), a menos que eles voltem ao Senhor.

P67. A conversão do homem consiste do que?

R67. De um arrependimento sincero, de evitar o pecado, e em um sincero desejo de praticar boas obras.

P68. O que são boas obras?

R68. Apenas aquelas que procedem da fé genuína, que são realizadas de acordo com a lei de Deus e para a Sua glória; e não aquelas que são baseadas nas instituições humanas ou na nossa imaginação.

P69. Aqueles que são convertidos a Deus podem guardar a lei perfeitamente?

R69. De modo algum; mesmo os homens mais santos, enquanto estão nessa vida, tem apenas um pequeno começo nessa obediência; ainda assim, com uma sincera resolução, eles começam a viver não apenas de acordo com alguns, mas de acordo com todos os mandamentos de Deus, enquanto eles também oram para que Deus possa diariamente dar-lhes crescimento.

P70. A quem nós devemos orar por isso?

R70. Não devemos orar para nenhuma criatura, mas a Deus somente, que é quem pode nos ajudar e que nos ouvirá por causa de Jesus Cristo.

P71. Em nome de quem nós devemos orar a Deus?

R71. Apenas no nome de Cristo (v. Jo 16:23), e não no nome de algum santo.

P72. Pelo que devemos orar a Deus?

R72. Por todas as coisas necessárias para a alma e corpo, que Cristo nosso Senhor inclui na oração que Ele mesmo nos ensinou.

P73. Quais são as palavras dessa oração?

R73. "Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu. Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia. Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém".

P74. O que você deseja de Deus nessa oração?


R74. (1) Que tudo aquilo que é para a glória de Deus possa ser promovido, e o que quer que seja oposto a isso, ou contrário a Sua vontade, possa ser impedido. (2) Que Ele possa me prover todas as coisas necessárias para o corpo, e quanto a minha alma, preservar-me do mal que poderia de alguma forma ser prejudicial à minha salvação. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário